STF STF

Notícias STF
Quinta-feira, 25 de Junho de 2020

Com carreira na Justiça do Trabalho, Rosa Weber é eleita vice-presidente após nove anos no STF

A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber foi eleita vice-presidente da Corte para o biênio 2020-2022 ao lado de Luiz Fux, escolhido novo presidente em votação no Plenário nesta quinta-feira (25). A eleição foi antecipada em razão das medidas de distanciamento social para evitar o contágio pelo novo coronavírus. A posse será realizada na sessão de 10 de setembro.

Rosa Weber assumiu a vaga deixada pela ministra Ellen Gracie em 2011. Egressa do Tribunal Superior do Trabalho (TST), onde atuou por cinco anos, a ministra teve sua carreira ligada à área trabalhist, na qual ingressou em 1975 no cargo de inspetora no Ministério do Trabalho para, no ano seguinte, ser aprovada como juíza do trabalho substituta do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS).

No TRT-4, Rosa Weber ocupou diversos cargos até ser eleita presidente em 2001. Cinco anos depois, ela seria nomeada para o cargo de ministra do TST após ser sabatina pelo Senado Federal. Weber também atuou na área acadêmica, como professora da Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS) e foi membro da Comissão Especial de Juristas responsável pela elaboração de propostas de aprimoramento e modernização da legislação material e processual trabalhista.

A ministra integrou também o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de 2012, quando foi eleita ministra substituta, até maio deste ano, quando deixou o cargo de presidente, no qual fora empossada em 2018.

Assessoria de Comunicação da Presidência



<< Voltar




Supremo Tribunal Federal